O Grupo LM, composto pela LM, Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil Máquinas e Equipamentos, possui mais de 30 anos de atuação no mercado. Atualmente é composto por mais de 1215 integrantes e, nos últimos cinco anos, cresce em média 15% ao ano. Reconhecido como um dos maiores grupos empresariais do país, as três empresas que compõem o Grupo vêm alcançando um crescimento contínuo e solidificando as suas marcas no cenário nacional.
Presente nas maiores capitais do Brasil, as empresas do Grupo focam no planejamento dos seus negócios e na excelência dos seus serviços para se manter entre as primeiras nas listas das maiores empresas do país, em seus segmentos. De acordo com o diretor corporativo do Grupo, André Passos, um dos principais fatores que contribuem para o crescimento contínuo é o planejamento estratégico focado e direcionado. “As três empresas possuem um ciclo de planejamento bem definido que contribui para que cada negócio seja discutido dentro da especificidade da indústria que se insere, mas em alinhamento com práticas corporativas desejadas para qualquer empresa do Grupo”, afirma Passos.
Para o fundador e então presidente do Grupo, Luiz Mendonça Filho, o sucesso nos negócios se dá também pelo empenho e a alta qualificação dos seus integrantes no cumprimento de pactos, compartilhamento de funções e divisão de responsabilidades e decisões, o que ele acredita ser essencial para o crescimento de qualquer empresa. “Lá na década de 70, eu muito jovem e cheio de sonhos, comecei essa caminhada convidando pessoas sempre melhores do que eu. Aos poucos ia percebendo que elas estavam sonhando os mesmos sonhos, por isso estamos nesta etapa da caminhada”, declara o presidente.
Em conformidade ao que declara o fundador do Grupo LM, o diretor corporativo do Grupo ressalta que durante as discussões corporativas, a visão de longo prazo dos negócios é exercitada e as expectativas quanto a pessoas, resultados e atuação são construídos. “Os objetivos decorrentes dessa discussão tem o propósito de conectar negócios distintos em torno de crenças comuns que permitem que a palavra Grupo signifique mais do que um conjunto de empresas, mas sim uma entidade com cultura própria e valores organizacionais coesos. Essa essência é que permite que os negócios cresçam de forma sustentável eliminando oportunismos para ações coordenadas e planejadas”, completa o diretor.
Passos ainda menciona outro fator como ponto estratégico no sucesso do Grupo LM frente ao mercado nacional. Para ele, os clientes de serviços voltados para empresas são cada dia mais exigentes e conscientes de padrões de qualidade comuns ao mercado. Dessa forma, ter excelência em serviço é uma obrigação para qualquer empresa que atue com prestação de serviços, e o Grupo LM tenta ir além da obrigação no nosso dia a dia. “Temos muito orgulho dos clientes que são atendidos pela LM, Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, em sua maioria, exemplos de atuação empresarial nas indústrias que atuam. Atendê-los bem é respeitar o negócio do cliente e contribuir para um melhor resultado dessas empresas. Com isso não poupamos esforços em melhorar processos, sistemas e a qualidade de nosso time. Criamos relações sustentáveis, pautados na compreensão do negócio do nosso cliente e no melhor servir”, conclui.
História e consolidação
O primeiro segmento empresarial do Grupo foi a LM, hoje uma das maiores e mais especializadas empresas de terceirização de frotas do Brasil. Ela teve início com apenas três veículos, porém o olhar empreendedor do seu fundador e atual presidente, Luiz Mendonça Filho, percebendo e acompanhando as tendências do mercado, conseguiu alcançar o fortalecimento da empresa, tornando-a especializada na terceirização e gestão de frotas e expandindo a marca aos quatro cantos do estado da Bahia. Atualmente, com mais de 12 mil veículos, a empresa possui sua matriz sediada em Salvador e filiais em cidades do interior baiano, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Distrito Federal.
Já nos anos 90, com a expansão da LM para outros estados do Brasil, o Grupo tomou forma com a criação da Concessionária Bravo Caminhões e Ônibus, expandindo seu ramo de negócios. A Bravo atualmente é destaque entre as maiores redes de concessionárias de Caminhões e Ônibus da Volkswagen e MAN no cenário nacional. Com 18 anos, a empresa possui matriz em Salvador e filiais em Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Guanambi e Itabuna.
A mais nova empresa do Grupo, a AuraBrasil, tem pouco mais de um ano e fecha seu primeiro ano com 468 plataformas aéreas, se posicionando como uma das maiores empresas no cenário nacional no ramo de máquinas e equipamentos. “Começamos em Julho de 2012, e como na LM, conseguimos formar uma equipe de ponta. Essa é a explicação das batidas de metas recorrentes”, declara Luiz Mendonça. Empresa de presença nacional e com capacidade para atender a grandes obras, a AuraBrasil vem atuando no segmento de locação de máquinas e equipamentos com força, estratégia e cobertura. Através de projetos personalizados, a empresa iniciou suas atividades com plataformas aéreas tendo como principal diferencial o atendimento no pós-venda.
Além da matriz da Bahia, com sede em Salvador, e atuação em todo o estado, a AuraBrasil já conta com filiais. Na região Norte, a sede fica em São Luís (MA) e atuação nas cidades de Parauapebas (PA) e Imperatriz (MA), no Nordeste, com sede em Pernambuco, a atuação chega à Paraíba, Ceará e Alagoas. E na região Sudeste, com sede em São Paulo, a atuação alcança todo o estado, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais.