O mercado de caminhões no Brasil está cada vez mais competitivo. Nos últimos dois anos, quando comparado aos anteriores, o segmento sofreu retração, mas os extrapesados – veículos que possuem capacidade de carga acima de 45 toneladas – surpreendeu e cresceu mais de 50% em 2013. Para atender a demanda e as novas oportunidades de negócios, a Bravo Caminhões e Ônibus realizou em Salvador, na última quarta-feira, 16/07, o lançamento da nova linha da Volkswagen, o VW Constellation 420 CV. Os veículos extrapesados chegam para preencher uma lacuna que havia entre os modelos de 390 e 440 cavalos da montadora MAN Latin America.
Essa expansão dos extrapesados se deu pelos recordes da safra e necessidade de escoamento. Mesmo crescendo tanto, o segmento continua promissor, tanto no transporte de grãos, combustíveis, produtos químicos e também para o deslocamento de insumos para construção civil (pedras, areia e cimento). Os novos Constellation chegam ao mercado em três versões 19.420, 25.420 e 26.420. Todas possuem câmbio automatizado V-Tronic de série, com caixa ZF 16 marchas, item que propicia uma direção mais leve que os manuais, sendo uma alternativa mais rápida, precisa, silenciosa e durável, proporcionando mais conforto para o motorista e economia para o frotista.
Mais leves que os concorrentes diretos e em consonância com a legislação vigente, os modelos podem levar 1,1 mil quilos a mais de carga por viagem. Os caminhões vêm equipados com o motor Cummins ISL 420, com mais torque (1.850 Nm) e potência (420 cv). Os veículos ainda possuem Controle de Tração Automático (ATC), auxílio de partida em rampa Easy Start, freio antitravamento ABS e freio motor EBD, além de ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas. As características possibilitam um melhor desempenho em subidas, realiza partidas mais rápidas e um ganho na velocidade média.
Os caminhões VW Constellation 420 CV comercializados pela Bravo Caminhões e Ônibus, em todas suas unidades da Bahia, têm o valor de custo benefício competitivo de mercado.
Confira abaixo mais informações sobre os modelos:
19.420 4×2 Tractor V-Tronic
O cavalo mecânico Constellation 19.420 está equipado com a exclusiva transmissão automatizada V-Tronic de série, que oferece alto desempenho, economia e segurança para o motorista. Seu motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência e torque máximo de 1.850 Nm. O modelo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias e utiliza semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 48 toneladas.
25.420 6×2 Tractor V-Tronic
Equipado com a exclusiva transmissão automatizada V-Tronic de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação. Seu motor é o Cummins ISL 9 litros de 420 cavalos de potência e torque máximo de 1.850 Nm. O cavalo mecânico Constellation 25.420 V-Tronic, com tração 6×2, é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas.
26.420 6×4 Tractor V-Tronic
O modelo mais potente da família de caminhões Volkswagen é integrante da linha de cavalos mecânicos V-Tronic, com tração 6×4 e motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm e transmissão automatizada V-Tronic de série que proporciona mais conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação. Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem, com PBTC de até 63 toneladas.